Celeste AfonsoForam apresentados, no passado dia 10 de fevereiro, na Escola Josefa de Óbidos, todos os projetos internacionais em que as Escolas d’Óbidos estão envolvidas. Uma cerimónia que contou com a presença de Celeste Afonso, vereadora com o pelouro da Educação.

Óbidos tem sido pioneiro na construção de uma estratégia para a Educação, concebendo um modelo educativo que garante a emergência de uma pedagogia democrática, participada, criativa e sistémica, focada no aluno e no desenvolvimento de competências que marcarão o seu percurso de continuidade e sucesso.

Uma estratégia que prepara as futuras gerações para desafios cujo conteúdo pouco se conhece e padrões de vida diferentes daqueles que vivemos; que fomente uma inteligência emocional e criativa, apostando numa cidadania mais ativa, participada, democrática e responsável. Pretende-se projetar soluções e ensinar as crianças a pensar o Mundo desta forma.

Este investimento tem garantido às Escolas D`Óbidos uma projeção mundial, seja pelas redes e parcerias implementadas (MyMachine, Erasmus+ e Atelier da Criatividade), seja pela visita de professores, diretores de escolas, ou decisores políticos, que procuram conhecer melhor o nosso projeto educativo. Esta projeção conta com a presença das Escolas D`Óbidos em mais de 20 países, em quatro continentes (Europa, América, África e Ásia).

Óbidos tem recebido pessoas do Brasil, Alemanha, Dinamarca, Itália, Espanha, ou do Irão, que procuram conhecer alguns projetos implementados nas Escolas d’Óbidos. Destas visitas têm resultados novos contactos e convites para as Escolas d’Óbidos partilharem o seu percurso com outros profissionais de educação.

Um exemplo destas sinergias é o interesse que as Escolas D`Óbidos têm despertado ao Centro de Formação de Portovello (Espanha) e Universidade de Vigo, que já visitaram o nosso projeto duas vezes e do qual resultou o acolhimento de duas alunas do curso de educação de infância, que durante três meses estiveram no Jardim de Infância do Arelho para concluírem a componente da prática formativa. No final de Março de 2017, a convite do Centro de Formação de Portovello, da Universidade de Vigo e do Município de Ourense, um grupo das Escolas D`Óbidos estará em Ourense para partilhar o projeto das Escolas D`Óbidos, com estudantes de doutoramento, educadores e professores.

- As Escolas D`Óbidos no Mundo - Mapa (jpeg)

- Press Release (PDF)

Notícias

next
prev