deCode AcademyFoi apresentada ontem, 9 de fevereiro, a segunda fase do projeto deCode Academy, no Parque Tecnológico de Óbidos (PTO), que vai ensinar linguagem de programação aos alunos dos diversos ciclos de ensino das escolas de Óbidos e, este ano, com a novidade da robótica.

Para o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, falando diretamente para os pais presentes, este projeto tem como objetivo “investir nos vossos filhos, numa área de crescimento emergente no Mundo”, que é a programação e a robótica. Humberto Marques disse mesmo que, neste sector, “a procura está muito acima da oferta que temos”. O autarca afirmou que, atualmente, “não basta saber mexer num computador”, sendo “fundamental conhecer esta nova linguagem”.

Em relação ao deCode Academy, Humberto Marques garante que “este projeto só é possível graças à articulação que existe entre a Câmara Municipal, a Obitec [entidade que gere o Parque Tecnológico de Óbidos], as empresas do parque, em particular a Impact Wave, e o agrupamento de escolas Josefa d’Óbidos”.

Segundo Miguel Silvestre, “este ano, e talvez a grande inovação em relação ao ano passado, seja o de integrar a robótica, para além da programação”. O diretor do PTO entende que “é algo mais estimulante para as crianças, algo mais material, mais em três dimensões”. O responsável assegurou ainda que todos os parceiros vão “tentar sempre que este projeto seja mais do que um espaço de ocupação de tempos livres, mas seja, efetivamente, um espaço de aprendizagem”.

Henrique Fidalgo, coordenador técnico desta iniciativa, assegura que a deCode Academy “é um projeto muito inovador”, sublinhado que Óbidos “está a ver mais à frente”. “Vamos aprender a programar para que estas máquinas [robôs] façam uma determinada ação”, revelou, garantindo que “para programar não é preciso muita coisa, apenas massa cinzenta e perceber como tudo isto funciona”. “Espero que ao darmos estas ferramentas, os alunos possam, no futuro, acrescentar valor”, concluiu.

A fase piloto do projeto decorreu entre Janeiro e Julho de 2016, acolhendo cerca de 140 alunos, dos 6 aos 18 anos, facultando uma formação para todos os que têm interesse em criar jogos, animações interativas, ou outras aplicações multimédia.

Na edição de 2017, vai ser integrada a área da robótica, com diferentes soluções e tecnologias, de acordo com as idades dos alunos. Neste momento existem algumas vagas nos diferentes grupos, pelo que estão abertas inscrições aos alunos interessados.

Informações úteis

Horário:
17h30 > 19h00
Início: Semana de 13 a 17 de Fevereiro
Conclusão: semana de 12 a 16 de Junho
Interrupções: Carnaval, Páscoa e Feriados

- Press Release (PDF)

Notícias

next
prev