Espaço ÓNa passada sexta-feira, dia 27 de janeiro, a Escola Josefa de Óbidos abriu as portas ao Espaço Ó. Este é um passo importante, pois marca um início de parceira, colaboração e partilha de recursos. Pretende-se com esta parceria a sustentabilização de recursos, o contágio pela criatividade, a colaboração, uma comunidade inteira que se apoia na superação de desafios.

Mais de 70 alunos e professores, ouviram, partilharam e mostraram vontade de pensar e trabalhar a comunidade. Durante a sessão foram apresentados os projectos Espaço Ó e programa Ativa-te.

Relembre-se que o Ativa-te é um programa que apoia as gentes da nossa terra no desenvolvimento das suas ideias, de uma forma colaborativa, sustentável e inovadora. Entre os produtos apresentados estiveram: o Forno de Óbidos - Bolos e pães tradicionais em forno a lenha;  20 Oliveiras o primeiro azeite da terra; Pasto da Vila - queijo de Cabra do produtor para o consumidor em parceria com a Escola Superior Agrária de Santarém;  e as bolachas tradicionais da Zezinha.

No final, e antes da degustação, os alunos foram convidados a pensar um projeto embrionário e o seu empenho e participação foram excelentes. Os alunos mostraram grande sentido de comunidade, criatividade e vontade de ativar os seus recursos e ideias. Fazer comunidade é colocar as infraestruturas ao serviço de todos, é partilhar recursos, é fazer futuro através do contacto com as diferentes gerações, é ser criativo e ser simples.

Juntos entre alunos, professores e equipa do Espaço Ó traçaram-se metas e possibilidades de colaboração.

Notícias

next
prev